A Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, recebe este fim de semana duas das atividades mais emblemáticas da Campanha Poesia à Mesa: a Peregrinação e o Serão Poético, nas noites de sexta-feira (23 de março) e de sábado (24 de março), respetivamente.

O primeiro desses momentos, conta com a participação do ator Filipe Vargas e de vários grupos culturais de S. João da Madeira. O segundo, terá as presenças dos músicos António Manuel Ribeiro (UHF) e Sérgio Castro (Trabalhadores do Comércio), numa sessão conduzida em tom informal pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa.

No âmbito da Campanha Poesia à Mesa, têm decorrido em S. João da Madeira diversas atividades dirigidas a diferentes públicos, incluindo as crianças das escolas da cidade, que participaram em oficinas poéticas com Paulo Condessa, comissário do evento, que é também quem, ao longo desta semana, tem levado as declamações a fábricas que integram o programa municipal de Turismo Industrial e a restaurantes.

Por esses e por outros locais da cidade estão espalhados os materiais da Campanha Poesia à Mesa – toalhetes, bases de copos e de chávenas, aventais, sacos de pão –, onde se encontram impressos os rostos estilizados e alguns versos dos autores homenageados na edição deste ano do evento: Camilo Pessanha (1867-1926), Golgona Anghel, Mário Quintana (1906-1994), Pedro Homem de Mello (1904-1984), Tolentino de Mendonça e Violeta Figueiredo.