O 13º Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” vai ser disputado por quase três centenas e meia de músicos, entre os dias 3 e 8 de abril. O evento é organizado pela Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Academia de Música local, e reunirá executantes de Portugal, Rússia, Espanha, Itália e Reino Unido.

A organização registou a inscrição de 334 candidatos preenchendo o número de vagas previstas por instrumento e por idade. De fora desta edição ficaram 35 candidatos.

As novidades da edição deste ano são a rotatividade do júri, o alargamento da idade dos concorrentes dos 26 para os 29 anos na secção sénior, o número de vagas, por instrumento e por idade, e a definição dos critérios de avaliação e pontuação.

O concurso integra as secções infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras e metais. Os critérios para a pontuação dos executantes são a sonoridade, execução técnica, afinação, interpretação e personalidade artística.

O concurso decorrerá nas instalações do cineteatro Caracas, Academia de Música de Oliveira de Azeméis, escola secundária Soares Basto e cinemas Gemini.