A Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebe, de 7 de abril a 26 de maio, uma exposição de pintura do artista francês Pascal Bost. “Arquiteturas Minerais” reúne obras realizadas entre 2012 e 2018, das quais se destacam as séries “Minerais” e “Urbanos”.

O conjunto de trabalhos que integram esta exposição valoriza uma pintura vigorosa e intimista, que coloca as cores em dinâmica e utiliza o gesto para integrar luz, e criar relevo e ritmo – volumes, acidentes de matérias, cores, brilhos e opacos que se chocam e resultam num jogo que dá força e movimento ao trabalho do artista.

Na série “Minerais”, Pascal Bost apresenta paisagens de pedras em suspensão e em repouso, construções arquitetónicas abandonadas em lugares desertos. Na série “Urbanos”, o artista apresenta pinturas onde os vestígios de uma civilização, símbolos da nossa sociedade em decadência, parecem flutuar em espaços muito coloridos, na esperança de um renascimento salvador.

Pascal Bost vive e trabalha em Paris. No seu percurso como artista, conta com várias participações em projetos de arte contemporânea e exposições, individuais e coletivas, em França e no estrangeiro.

“Arquiteturas Minerais” é uma das sete exposições que a Biblioteca Municipal tem calendarizadas para 2018, ano em que Santa Maria da Feira acolhe e organiza a V Capital da Cultura do Eixo Atlântico.