No próximo sábado à tarde, o  presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, e o presidente da União de Freguesias de Caldas de S. Jorge e Pigeiros, José Martins, inauguram,  a biblioteca Padre Domingos A. Moreira, em Pigeiros.

Recorde-se que o detentor de uma expressiva biblioteca, decidiu, altruisticamente, partilhá-la com a sua comunidade através de doação por testamento ao Município de Santa Maria da Feira.

Nascido em 1933, em Romariz, Padre Domingos Azevedo Moreira viveu de uma forma humilde, dedicando toda a sua vida aos seus paroquianos, família e ao estudo, buscando, permanentemente, o conhecimento.

Homem de elevada inteligência e cultura, com profundos conhecimentos das línguas clássicas e modernas, de história, de linguística, de filosofia e de teologia, deixou como legado uma vasta obra, de elevado valor científico, que lhe valeu o reconhecimento nacional e internacional.

Gil Ferreira, vereador da cultura do município, fala que este acto constitui “uma justa homenagem a um homem bom, que ficará para sempre ligado à memoria do concelho”.

Este espolio ficará à disposição da comunidade “num equipamento quer reúne as condições para armazenamento e fomenta acesso a mais de 20 mil documentos que se estendem em áreas distintas do conhecimento”, sublinha o vereador.

José Martins, presidente da união de freguesias Caldas/ Pigeiros, reconhece que o processo não foi fácil, mas culminou com um desfecho positivo como era vontade de todos trazendo uma mais valia à freguesia”.