No passado Sábado decorreu a cerimónia de tomada de posse do Comandante do Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Lourosa. José Carlos Batista Pinto, que tinha solicitado exoneração do cargo no decurso dos problemas que assolaram a corporação recentemente, assume de novo o comando, juntamente com a equipa que o acompanhava. Carlos Alberto da Silva Lamas como 2º comandante, Adjuntos de Comando: João Claude Pinheiro Batista e Carlos Alberto da Silva Castanheira.

José Carlos Batista Pinto, já depois de empossado, começou por destacar o corpo activo pela coragem demonstrada num momento mais conturbado. “Vocês demonstraram a força que os bombeiros portugueses têm, sendo, a vossa união, um motivo de grande orgulho mim”, acrescentando que “espera lealdade, disponibilidade, dedicação, profissionalismo e amizade”.

O presidente da associação humanitária dos bombeiros de Lourosa, Oliveira Almeida, destacou a reacção dos bombeiros à adversidade, mas agora “o importante é olhar em frente”, agradecendo ao comandante interino, Fernando Oliveira, e “a todos os bombeiros pela sua coesão e dedicação”.

O presidente da direcção apelou ainda, aos sócios, e entidades competentes, para a necessidade de serem efectuados alguns melhoramentos no quartel, “como a substituição do telhado ainda em fibrocimento, a valorização dos espaços colocados à disposição dos soldados da paz como o bar, e a criação de um site”, destacou.

A cerimonia contou ainda com a presença dos restantes órgãos sociais e do corpo activo da corporação lourosense, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, Nuno Canilho, o Comandante Operacional Distrital de Aveiro, António Ribeiro, o Vereador do Pelouro da Protecção Civil da C. M. de Santa Maria da Feira, Vitor Marques, os Comandantes das Corporações de Bombeiros de Santa Maria da Feira, Arrifana e Mealhada e os Presidentes de Direção e representantes de outras Associações de Bombeiros.