A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira levou a cabo, no dia 22 de janeiro, duas sessões de sensibilização sobre o bem-estar animal na EB Dr. Ferreira de Almeida. A iniciativa contribuiu para a consolidação das aprendizagens dos alunos sobre como agir com os animais de estimação e aqueles que encontrarem abandonados.

O vereador com o pelouro do Ambiente, Vítor Marques, e o veterinário municipal, Rui Jardim, abordaram junto dos alunos deste estabelecimento de ensino, vários temas relacionados com animais de estimação, nomeadamente conselhos antes de adoção, cuidados básicos, controlo da população animal (campanha municipal de esterilização), microchip e importância da prevenção do abandono animal, assim como o trabalho realizado no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e as campanhas de adoção responsável e gratuita de animais de companhia.

As sessões, realizadas na biblioteca da escola, foram o culminar do trabalho desenvolvido no 1.º período sobre a temática animal, no âmbito da disciplina de Cidadania, pelas seis turmas de 5.º ano (cerca de 120 alunos). A iniciativa contribuiu para a consolidação das aprendizagens realizadas nas aulas, munindo os alunos de informações e conhecimentos sobre como agir com os animais de estimação e com os animais que possam encontrar abandonados no dia-a-dia nos espaços que habitualmente frequentam.