Um dia depois da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), ter dado por concluídos os campeonatos nacionais não-profissionais, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) decretou também hoje, o final das suas provas distritais seniores de futebol e de futsal. “A AFA entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que os clubes amadores das provas seniores distritais possam treinar e competir em segurança, sendo imprevisível antever quando, e se, tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante a presente época desportiva”, refere um comunicado da associação aveirense que, reuniu e auscultou todos os clubes, para esta tomada de posição.

Na mesma nota a AFA, acrescenta que o contexto atualmente vivido em Portugal impede “de todo o normal decurso das competições”, tendo sido deliberado “dar por concluídos, sem vencedores, os campeonatos de futebol e futsal sénior do distrito de Aveiro, fixando-se como definitiva a tabela classificativa estabelecida à data da suspensão dos mesmos”, que foi oficializada a 10 de março.

A diracção da AFA compromete-se a respeitar as deliberações da FPF e a estudar os moldes em que decorrerão as competições relativas à época desportiva 2020/2021, sustentando que” nesta época, não há lugar a quaisquer descidas nos campeonatos em causa”.

No comunicado é ainda assegurado que a Associação está “a trabalhar junto da FPF no sentido de angariar eventuais apoios financeiros para a época desportiva 2020/2021, tendo em conta a difícil realidade económica, que se perspetiva pouco favorável para todos”, conclui.

Comunicado na íntegra:

Conclusão dos campeonatos distritais dos escalões seniores de futebol e futsal

Para conhecimento e orientação dos Clubes, filiados, Sad’s, Sduq’s, Árbitros, Treinadores, Dirigentes, Atletas e demais interessados, e na sequência da deliberação da Federação Portuguesa de Futebol do dia 8/04/2020, a ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE AVEIRO, deliberou o seguinte:

A AFA entende que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que os clubes amadores das provas seniores distritais possam treinar e competir em segurança, sendo imprevisível antever quando, e se, tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante a presente época desportiva.

O atual estado de emergência que vigora no País, que pode ainda ser prorrogado para lá de 17 /Abril, e as restrições que a situação geral de saúde pública impõe, impedem de todo o normal decurso das competições.

Assim,

  1. A) ao abrigo do disposto nos art.ºs 8º, 65º, nº 1 e 78º, nº 1 do Regulamento dos Campeonatos Distritais Masculinos de Futebol de 11 Sénior, e art.ºs 8º e 41º do Regulamento de Provas oficiais de futsal, a Direcção da AFA deliberou dar por CONCLUIDOS, sem vencedores, os campeonatos de futebol e futsal sénior do distrito de Aveiro, fixando-se como definitiva a tabela classificativa estabelecida à data da suspensão dos mesmos – 10 de Março de 2020;
  2. B) a AFA continuará a respeitar as deliberações da FPF e a estudar os moldes em que decorrerão as competições relativas à época desportiva 2020/2021, sendo que, desde já, comunica que foi deliberado que, nesta época, não há lugar a quaisquer descidas nos campeonatos em causa.
  3. C) Sob o ponto de vista económico, a AFA, igualmente, está a trabalhar junto da FPF no sentido de angariar eventuais apoios financeiros para a época desportiva 2020/2021, tendo em conta a difícil realidade económica, que se perspetiva pouco favorável para todos.
  4. D) Por último a Direção da AFA renova os pedidos para que todos sigam as recomendações das autoridades de saúde, de forma a levarmos de vencida a batalha contra o COVID 19.

A Direção