A cidade de Fiães vai acolher mais um centro de testes de rastreio móvel “Drive Thru” (permite ao munícipe fazer o teste sem sair do carro), que será instalado junto ao pavilhão municipal. Depois dos problemas surgidos no fim-de-semana, com o laboratório Germano Sousa no Europarque a anunciar o fecho no período de Páscoa, recuando na decisão após forte contestação, Emídio Sousa pôs os pés ao caminho e acordou com o Centro Médico da Praça a prestação de idêntico serviço no norte do concelho. “ Após essa ocorrência, ligeiramente corrigida, Fausto Sá, natural da freguesia do Vale e gerente do Centro Médico, abordou-me mostrando-se disponível para abrir um centro de testes. Já estivemos a ver o espaço, devendo na próxima quarta-feira ser montado um abrigo para proteger as pessoas em caso de mau tempo”, contou à RCF o autarca.

A escolha recaiu no pavilhão novo de Fiães porque apresenta “uma zona de circulação de entrada e saída muito interessantes”, ressalvou Emídio Sousa acrescentando que “o equipamento servirá uma zona bastante populosa da parte norte do concelho”.

O funcionamento será diário, num horário ainda a definir, não existindo atropelo com o equipamento situado no Europarque. “Há necessidade de se efectuarem muitos testes e, mesmo após se regressar ao trabalho, durante vários meses, vai ser fundamental testar não só a população, mas também profissionais de vários sectores”, sustenta o autarca.

Tudo está bem encaminhado para, após o arranque, – que deverá acontecer no próximo fim-de-semana ou inicio da próxima semana -, “seja estabelecido um acordo com a ARS Norte para convencionar o serviço com o SNS”, revelou Emídio Sousa.

 

Foto: DR