PS desafia município a oferecer testes rápidos de despiste à covid-19

Out 22, 2020

A concelhia do Partido Socialista de Santa Maria da Feira recomenda que a câmara municipal disponibilize, gratuitamente, testes rápidos de despiste à covid-19, os quais foram já validados pelo Infarmed. O PS defende a imediata aplicação destes testes nas escolas do 1º ciclo a toda a comunidade escolar (professores, alunos e auxiliares), bem como nos lares (aos seus utentes e funcionários). Defende ainda a aplicação dos testes rápidos aos doentes de risco (diabéticos, hipertensos, com doença oncológica e cardíaca, entre outros), em parceria com as USF’s do concelho.

No entender do Partido Socialista de Santa Maria da Feira, este processo de testagem deverá ser implementado o mais rápido possível no município, uma vez que contribuirá para a identificação precoce de eventuais casos positivos.

Os socialistas lembram também que “grande parte dos infetados pela Sars-Cov-2 são assintomáticos, pelo que estes casos passarão despercebidos, transformando-se em potenciais fatores de contágio, uma vez que o critério de testagem definido está associado ao aparecimento de sintomas. Desta forma, é extremamente importante trabalhar no sentido de prevenir que os casos assintomáticos contribuam para o despoletar de surtos em escolas ou lares, como infelizmente acontece noutras zonas do país. Tal só é possível se os doentes de risco, assim como a comunidade escolar e dos lares for testada, de modo a que as cadeias de transmissão possam ser devidamente identificadas e interrompidas antes de se transformarem em surtos”, recomendam. 

Márcio Correia salienta que este tipo de testes “tem a vantagem de ter um custo significativamente mais reduzido do que os testes até agora utilizados. Além disso, trata-se de uma medida preventiva, com o intuído de salvaguardar a saúde de todos os munícipes, contribuindo também para a saúde económica da região”, sustenta.

O líder da concelhia socialista propõe igualmente que a câmara municipal “estabeleça uma parceria com a Associação Empresarial da Feira e com a colaboração da autoridade municipal de saúde, de forma a facilitar a disponibilização de testes rápidos de despiste à Covid-19. O objetivo é que em Santa Maria da Feira se possa reativar todo o comércio e restauração local em segurança e, numa segunda fase, permitir também a abertura das empresas com atendimento ao público”, concretiza Márcio Correia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *