“O Mito e a Marca” do Imaginarius

Nov 9, 2020

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira lançou já cinco chamadas públicas para o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua que, em 2021, celebrará, simultaneamente, 20 anos e a sua 20ª edição. As candidaturas estão a decorrer até ao dia 6 de dezembro.

A 20ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua irá acontecer entre 27 e 30 de maio, com o tema “o Mito e a Marca” e ficará marcada, inevitavelmente, pela pandemia devido ao novo coronavírus, mas sobretudo pela transição verde e digital. Na edição em que completa igualmente 20 anos, o Imaginarius readapta-se à nova realidade e apresenta-se num formato misto, conciliando, na sua programação, espetáculos presenciais, no espaço público do centro histórico de Santa Maria da Feira, com uma oferta digital.

Call Mais Imaginarius, Call Artes Digitais, Call Arte Urbana, Call Filme Documental e Call de Apoio à Criação Local são as cinco chamadas públicas para a seleção de projetos, locais, nacionais e internacionais, que integrarão a programação do Imaginarius. As normas e formulários de participação estão disponíveis em www.imaginarius.pt e em www.cm-feira.pt.

A competição internacional Mais Imaginarius, adaptada à nova realidade, adotará, nesta edição, um novo modelo, procurando projetos que possam ser apresentados com recursos a meios e plataformas digitais. Nesta call, dirigida a artistas emergentes, nacionais e internacionais, serão selecionados cinco projetos para serem apresentados em formato digital, aos quais a Câmara Municipal atribui uma bolsa, no valor de 1 300 euros.

A Call Apoio à Criação Local volta a desafiar associações e companhias locais, bem como artistas independentes, naturais ou residentes em Santa Maria da Feira, para apresentação de candidaturas, de forma individual ou coletiva, com vista ao desenvolvimento de novas criações e a sua apresentação no espaço público, no âmbito da 20ª edição do Imaginarius, mantendo viva a atividade cultural e reforçando o apoio ao ecossistema cultural do território de Santa Maria da Feira. Às duas criações selecionadas nesta Call será atribuída uma bolsa de apoio a cada projeto, no valor de 4 000 euros.

O 20º aniversário do Imaginarius será o mote para o alargamento de novas metas e desafios aos artistas e criadores, através da Call – Artes Digitais que pretende promover uma convocatória no âmbito das artes digitais, nomeadamente para a apresentação de trabalhos criativos com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, audiovisuais e multimédia. Integrarão a programação do festival dois projetos selecionados, que serão contemplados com uma bolsa de apoio de 2 000 euros cada.

Nesta 20ª edição, a Câmara Municipal vai associar o Imaginarius às comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, promovendo uma intervenção artística no espaço público, concretamente a pintura de um mural na lateral da Casa-Escola daquela instituição. Da Call Arte Urbana, que resulta da parceira entre a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, surgirão projetos que darão forma a um Mural que perpetue a identidade e a memória da corporação, bem como a sua ligação ao território, através da cultura, da comunidade e da sua história. Ao projeto vencedor será atribuído um apoio no valor de 2 000 euros, estando ainda prevista a seleção de mais dois projetos que, além da distinção com menção honrosa, recebem um prémio de participação, no valor de 200 euros.

O ano de 2021 marca simultaneamente, o 20º aniversário e a 20ª edição do Imaginarius, um marco histórico de um festival de referência, em Portugal e na Europa, para as Artes de Rua, que se construiu a partir de diversas comunidades, entidades vivas e participantes do festival. Importa, por isso, preservar, através de uma obra de cinema documental, todo este percurso, constituindo um acervo de memórias futuras, do seu território, comunidade artística e população. É com este propósito que surge a Call Filme Documentário que lança o desafio a artistas de audiovisuais e realizadores de cinema documental, nacionais ou internacionais, para apresentarem propostas originais com vista à realização de um filme documentário do Imaginarius, com estreia marcada na 20ª edição, entre 27 e 30 de maio. Ao projeto selecionado, será atribuído um valor monetário de 10 000 euros.

Foto: DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *