Pac apoia cinco projectos culturais em 2021

Dez 17, 2020

A lista definitiva de atividades apoiadas pelo Programa de Apoio à Cultura 2021 foi aprovada na última reunião do executivo. São cinco projectos contemplados, apresentados pelos agentes culturais e associativos do território que foram selecionados no âmbito daquela medida de apoio, através de um processo de convite e candidatura, tendo em conta a oferta cultural, o historial organizativo e o impacto local em termos de património cultural e imaterial no território.

A Casa do Povo de Santa Maria de Lamas/Museu de Santa Maria de Lamas viu contemplado o seu projeto anual de animação museológica ‘Restauro ao Vivo no Museu’ com um apoio de 15 mil euros. Um projeto fortemente enraizado na comunidade local que nasceu da vontade do Museu de aproximar o público da realidade museológica, sensibilizando-o para a necessidade de preservação e manutenção das obras em recuperação e possibilitando um melhor acompanhamento das diferentes intervenções em curso. Já a Tuna Musical Brandoense/Academia de Música de Paços de Brandão irá receber 10 mil euros de apoio para a realização do XIV Concurso Internacional Paços’Premium 2021. Um concurso anual de renome internacional que se destina a jovens músicos, alunos do ensino artístico especializado da música ao nível da iniciação, básico e secundário, que abrange as classes de percussão, violoncelo, piano e trombone.

A Federação das Coletividades de Cultura e Recreio de Santa Maria da Feira será também contemplada com um apoio financeiro de 10 mil euros para desenvolver e implementar o projeto ‘Apoio ao associativismo concelhio nas áreas da gestão e organização administrativa’. O projeto irá permitir que aquela estrutura representativa do associativismo concelhio possa dotar o movimento associativo do território dos melhores recursos e ferramentas para a gestão, organização e execução das suas atividades. Também o Rancho Regional de Argoncilhe viu o seu projeto XXXVIII Festival Folclórico do Castelo ser contemplado com um apoio de 7.500 euros. O Festival Folclórico do Castelo tem já mais de três décadas de historial, é o mais antigo do Concelho e distingue-se pela particularidade da representação das diversas regiões etnográficas de Portugal, contando com o apoio técnico da Federação do Folclore Português.

Por fim, a Léguas Populares – Associação Recreativa e Cultural terá um apoio de 2.500 euros para o desenvolvimento e implementação do projeto Festa dos Arcos 2021. O apoio a este projeto visa a criação de condições para a participação da comunidade de Paços de Brandão na construção artesanal dos Arcos, uma manifestação da cultura popular do território única e genuína que deve ser mantida e preservada.

Os protocolos de parceria entre o Município de Santa Maria da Feira e as entidades apoiadas por aquela medida de apoio serão assinados em breve e terão vigência durante o ano de 2021.

O Programa de Apoio à Cultura (PAC) encontra-se alinhado com o propósito fundamental da política cultural municipal de expandir o acesso, fomentar oportunidades e criar conexões.

Todos os eventos obedecerão às normas e orientações da Direção-Geral da Saúde para os espetáculos e atividades culturais.

Foto: DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *