O Núcleo do CDS, através do eleito Diogo Fontes na Assembleia de Freguesia de São João de Ver, mostra-se contra o projeto para a instalação de uma central fotovoltaica em toda a encosta do Pinhal do Conde, na freguesia de Sanjoanense.
Para o centrista, este projecto já aprovado em reunião de câmara, “acarreta graves impactos ambientais e paisagísticos, uma vez que a central fotovoltaica conduzirá a uma drástica alteração de toda a encosta da Vila, ao abate de toda a floresta existente, movimentação das linhas e ribeiras de água, alteração térmica e de luminescência em toda a envolvência”.
Diogo Fontes entende que deveria ser feita uma auscultação pública à população, classificando mesmo este projecto como “ um atentado ambiental e paisagístico para a Vila”.
O eleito pelo CDS também não percebe a escolha de S. J ver para esta instalação, tratando-se de uma freguesia com elevada densidade populacional de 650 hab/km2, “o que, por si só, torna pouco viável este tipo de projetos numa área de pouca exposição solar”.
Foto:DR