Feira avança com projecto-piloto de testagem massiva em núcleos com novos surtos

Fev 23, 2021

Na proxima semana, dia 03 de Março,  deverá avançar para o terreno um projecto piloto de ambito nacional para avaliar a eficacia de testes à covid19 através da Administração Regional de Saúde do Norte, coordenada pelo Agrupamento de Centros de Sáude da Feira e Arouca com envolvimento do municipio e Protecção Civil.

A freguesia de Mozelos, em Santa Maria da Feira foi a escolhida por georreferenciação para o arranque deste rastreio, dada a existência de um número elevado de infectados pelo virus SARS-COV2, explica Emídio Sousa.

Os resultados obtidos serão avaliados para se perceberem as vantagens e dificuldades desta testagem massiva quando se detectar um surto num determinado espaço geográfico ou laboral, e, com base nesses dados, o projeto-piloto poderá ser replicado a nível nacional.

Emídio Sousa sublinha que, o planeamento para a implementação deste sistema será sempre em função da existência de surtos, no contexto familiar ou profissional.

Na próxima sexta-feira uma equipa deste projecto irá  contactar os habitantes de um grupo específico de ruas, da freguesia mozelense para lhes dar a conhecer a iniciativa, prestar esclarecimentos prévios e garantir que, no próximo dia 03 de março, esses utentes, estarão em casa ou num local de trabalho próximo para realizarem o devido teste de antigénio.

Após o exame efectuado, as pessoas vão ficar fechadas em casa como se estivessem em confinamento e, 15 minutos depois, recebem o resultado para saberem se estão infetadas ou não, e seguirem as regras de isolamento.

Foto:DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *