Santa Maria da Feira é um dos 15 municípios que integram o projeto-piloto do programa “Integrar Valoriza – Região Norte”.
Em colaboração com o Alto Comissariado para as Migrações, os municípios comprometem-se a trabalhar em rede e a desenvolver políticas de integração dos imigrantes em várias áreas, como a habitação, o emprego, a educação e a cultura.
Emidio Sousa explica que, “temos pela frente um novo desafio de fazer um planeamento de imigração de pessoas que possam regressar ao país e colmatar vários sectores onde a mão de obra escasseia”.
O municipio está disponivel e interessado em acolher estes imigrantes, sendo necessário colocar em prática a estrategia local de habitação que, em simultãneo com o emprego, constituem os sectores a trabalhar, refere o autarca feirense.
São muitos os feirenses que estão espalhados pelo mundo que partiram à procura de uma vida melhor. Esta pode ser uma oportunidade para fazer regressar alguns daqueles que emigraram, mas Emidio Sousa, considera o nosso país pouco atrativo para conseguir esse objectivo.
A adesão do município feirense ao projeto-piloto foi formalizada pelo presidente da Câmara, Emídio Sousa, numa sessão realizada por videoconferência, que contou com a participação da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves; da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira; do presidente da CCDR-Norte, António Cunha; e da presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado Para as Migrações, Sónia Pereira.
Foto:DR