Plano Estratégico Educativo Municipal aberto a contributos da comunidade

Jan 25, 2022

O municipio de Santa Maria da Feira lança, esta terça-feira, um questionário alargado a toda a população, com o propósito de  avaliar o Plano Estratégico Educativo Municipal e recolher  contributos para a construção do novo que vigorará entre 2022 e 2030.

O questionário ficará disponivel até 25 de fevereiro, seguindo-se uma série de encontros de trabalho, em março e abril, com os agentes educativos de todo o concelho “para reforçar redes de cooperação, fundamentais num processo de construção que será faseado e para o qual toda a comunidade feirense é chamada a participar”, refere a autarquia.

Para além de estar acessível online a todos os munícipes, o questionário de avaliação e contributos será remetido diretamente aos agrupamentos de escolas da rede pública, estabelecimentos de ensino privados, escolas profissionais, rede de IPSS, FapFeira e associações de pais, centros de emprego e formação profissional, alunos, professores/educadores, assistentes operacionais e assistentes técnicos, equipas multidisciplinares, associações culturais, desportivas e juvenis, executivo municipal, presidentes de Junta e deputados da Assembleia Municipal.

A elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal 2022 – 2030 está a cargo de uma equipa da Universidade de Aveiro, que integra elementos do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, e do Departamento de Educação e Psicologia. “O novo documento terá em consideração a Revisão da Carta Educativa Municipal (2019) e o relatório de Monitorização das Políticas Educativas Locais (2021), dois instrumentos estratégicos do planeamento da Educação”, assegura o municipio.

Ao redefinir a estratégia educativa municipal vertida no anterior Plano Educativo Municipal, a Câmara “pretende afirmar a Educação como vetor estratégico do território, assente na qualificação e atração de cidadãos, e assumindo uma política educativa de continuidade, integrada e articulada com outras ofertas fundamentais de desenvolvimento no Município”, lê-se na mesma nota.

 “A “escola do futuro” merecerá particular reflexão, em particular as oportunidades de digitalização, as aprendizagens no período da pandemia, os fatores sociais na educação e o desenvolvimento integral de crianças e jovens”, conclui o municipio feirense.

Foto:DR

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