Luz verde para ligar a cidade através do túnel da Cruz

Fev 4, 2022

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, em sede de reunião de câmara, o acordo de colaboração entre a Infraestruturas de Portugal e o Município de Santa Maria da Feira para o desenvolvimento do projeto de execução relativo à requalificação urbana da zona da Cruz (EN 223), na zona de interseção com o nó da autoestrada A1. Com este projeto de execução, cujos custos serão integralmente suportados pelo município feirense, pretende-se desenvolver uma solução urbanística para a zona da Cruz/Passionistas, que permita a circulação e separação do trânsito de atravessamento na EN 223, bem como a ligação entre as duas zonas da cidade. ” A nossa ideia é ter uma passagem desnivelada, a construção de duas rotundas, uma perto do Hotel Nova Cruz e outra junto ao monumento evocativo do centenário do Feirense. Existe ainda uma terceira rotunda que pretendemos inserir nesta eventual empreitada, no cruzamento de Picalhos”, explicou Emídio sousa.

O Município pretende ainda incluir o centro coordenador de transportes de Santa Maria da Feira neste projeto integrado, que deverá será alvo de uma candidatura a fundos comunitários, refere o autarca feirense.

O vereador do partido socialista Márcio Correia começou por dar os parabéns ao executivo e à infraestruturas de Portugal pelo acordo, dizendo que, “mais vale tarde que nunca”, no entanto, considerou que há muito que o municipio deveria ter avançado para uma solução.

O vereador da oposição aplaudiu também a ideia de construir uma rotunda para ligar a zona de Picalhos, exortando o municipio a requalificar ainda a avenida 25 de Abril.

Emidio Sousa finalizou lembrando que, além do municipio suportar na totalidade os custos do projecto de execução que deverá rondar o meio milhão de euros, também está disponivel a comparticipar em cerca de 30 por cento o valor global da obra, mas existe “o direito de exigir investimento por parte do Estado, porque já chega de pagar impostos para obras megalómanas em Lisboa e no Porto”, sustentou.

Foto:DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *