O licenciamento para a instalação da superfície comercial Mercadona, na cidade de Lourosa, junto à Feira dos Dez, foi o momento que motivou a discussão mais acalorada na última reunião de câmara.
Emidio Sousa adiantou que foi estabelecido um protocolo, onde a Mercadona se compromete a assumir a requalificação de várias ruas na envolvente à Capela na Feira dos Dez.
O vereador do PS Márcio Correia lamentou que o município não disponha de um Plano Estratégico que salvaguarde os comerciantes e feirantes do concelho, apelidando o actual executivo laranja de “ser em breve chamado de Agência Funerária do Comercio Local”.
“É um erro” o município deixar o concelho ser invadido por médias e grandes superfícies, considera o socialista.
Emidio Sousa justifica que as implantações destas superfícies demonstram a dinâmica do concelho, e não tem dúvidas que “a melhor maneira de defender o munícipe é a concorrência”.
O autarca entende que, “o comercio local tem conseguido reinventar-se”, existindo no concelho bons exemplos de sucesso.
Marcio Correia desafiou Emidio Sousa a visitar as freguesias do concelho, para perceber, “as centenas de lojas que têm fechado portas”, insistindo que, “o pequeno comercio também tem qualidade e a preços competitivos”.
Foto:DR