Imaginarius homenageia Saramago

Mai 18, 2022

No ano em que se assinala o centenário de José Saramago, o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira celebra o regresso pleno ao espaço público e volta a homenagear a obra literária do Nobel da Literatura com a apresentação, em estreia absoluta, da instalação e performance multidisciplinar “Venham enfim as altas alegrias”. Uma criação do artista plástico Fábio Araújo, que propõe uma viagem pelos livros de Saramago nos jardins da Biblioteca Municipal, onde há 20 anos o escritor celebrou o seu 80º aniversário.

A instalação e performance multidisciplinar, traz à memória os romances, os poemas e os contos do Nobel da Literatura, num percurso construído com paletes de madeira, que transporta participantes e espectadores para lugares imaginários, povoados por fragmentos, ideias, citações, pistas e até rumores que remetem para o universo e o imaginário de Saramago.

Há livros que são incontornáveis neste percurso de dez estações, como “A Caverna”, “Ensaio Sobre a Cegueira” ou “Memorial do Convento”.

A criação “Venham enfim as altas alegrias” encontra-se em fase de finalização e conta com a participação ativa de seis alunas do 11º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária de Santa Maria da Feira que há cerca de dois meses apoiam o artista Fábio Araújo na conceção e construção dos objetos que compõem a instalação, para além da participação que todas terão na performance durante o festival.

A criação de Fábio Araújo é uma das sete estreias nacionais do Imaginarius e será exibida nos dias 26, 27 e 28 de maio, sempre às 22h30, nos jardins da biblioteca.

O Imaginarius acontecerá entre 26 e 29 de maio no espaço público de Santa Maria da Feira. Pelos 13 palcos do festival vão passar 178 artistas de 35 companhias originárias de 16 países, num total de 140 apresentações em 4 dias de programação.

Foto: DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Popup window