Festa das fogaceiras a 20 de janeiro com 250 meninas

Jan 17, 2023

Sexta-Feira, 20 de janeiro, cumpre-se uma vez mais o voto ao Mártir São Sebastião, com as 250 meninas vestidas de branco, desfilando pelas ruas do centro histórico com a fogaça à cabeça.

A procissão e a vertente religiosa assume, como sempre, uma parte relevante desta secular tradição, sublinha o vereador da cultura, Gil Ferreira.

O vereador destaca o envolvimento da sociedade civil com os diversos símbolos que se juntam para cumprir uma promessa com 518 anos.

Devido ao frio e ao rigor do inverno que, habitualmente se sente nesta altura, este ano, o município desafiou a comunidade a tricotar e a confecionar discretos casacos de lã para as meninas mais pequenas. A este repto, responderam cerca de 55 mulheres que, em poucos meses, deram corpo a este trabalho comunitário, aqui realçado por Gil Ferreira.

Ainda como novidade, esta edição conta com uma réplica escultórica de uma fogaça que à noite se ilumina, instalada na rotunda do hospital São Sebastião.

O programa das fogaceiras termina, no grande auditório do Europarque, numa junção do rock com a filarmonia, celebrando-se os 45 anos dos UHF que vão reunir em palco mais de 200 músicos das quatro bandas de música do concelho.

PROGRAMA

10h30 – Cortejo Cívico [Paços do Concelho » Igreja Matriz]

11h00 – Missa Solene com Bênção das Fogaças [Igreja Matriz]

15h30 – Procissão das Fogaceiras [Igreja Matriz – Ruas do Centro Histórico]

A FESTA DAS FOGACEIRAS NO MUNDO

A Festa das Fogaceiras é também celebrada no Brasil, Venezuela e África do Sul pelas comunidades portuguesas/feirenses. Renovar o voto ao Mártir S. Sebastião, aqui e além-fronteiras, é honrar a nossa história e tradição.

Brasil [Rio de Janeiro]: 22 de janeiro de 2023

Esta será a 69ª edição da Festa das Fogaceiras recriada pela Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria. Para os feirenses residentes no Rio de Janeiro, este momento é vivido com grande intensidade. O programa pretende recriar o mais fielmente possível esta festividade, integrando uma cerimónia religiosa, que se realiza na Igreja dos Capuchinhos, e a tradicional procissão, desde a Igreja até à Casa Vila da Feira e Terras de Santa Maria.

Venezuela [Caracas]: 22 de janeiro de 2023

A Festa das Fogaceiras é recriada em Caracas desde o ano 2000 pela Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira. A festa contempla uma cerimónia religiosa na capela do Centro Português de Caracas, seguida por uma procissão em honra do Mártir São Sebastião, na qual meninas vestidas de branco transportaram as fogaças na cabeça.

África do Sul [Pretória]: 29 de janeiro de 2023

Desde 1986 que os feirenses residentes na cidade de Pretória celebram a Festa das Fogaceiras. Trinta e uma crianças, vestidas de branco e com uma faixa identificativa de cada freguesia do concelho de Santa Maria da Feira, transportam a fogaça à cabeça, desfilando em cortejo pelas ruas da cidade. No final do cortejo, as fogaças são leiloadas a favor da Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória, que organiza a festividade.

Foto: DR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Popup window