Edit Content
Search
Close this search box.
DINIS SILVA
Criss Calisto Adeus
PROGRAMA
Correr das Águas
Foto: DR
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Prolongamento dos Passadiços do Uima até 2026

Prolongamento dos Passadiços do Uima até 2026

O Município de Santa Maria da Feira anunciou à Lusa, que a ecovia pedonal e ciclável dos passadiços do rio Uíma ficará concluída até ao final de 2026, numa extensão de 3,2 quilómetros de passeio até Escapães e um gasto de 1,34 milhões de euros.

 “O projeto de requalificação das margens do Rio Uíma é um trabalho contínuo que a câmara municipal tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, com resultados muito visíveis na valorização do território e na relação das pessoas com a natureza”, disse o presidente da câmara, Amadeu Albergaria à Lusa.

“Depois das fases anteriores, tornou-se evidente o potencial e a necessidade de prolongar o percurso entre as Caldas de São Jorge e Escapães, passando também por Pigeiros, criando novas ligações ao trajeto e renovando espaços de lazer ao longo do curso”, acrescenta, esclarecendo que ainda decorrem negociações para “para cedência ou expropriação”, mas, em todo o caso, o projeto prevê que o novo passeio inclua 2,2 quilómetros em piso de madeira, sendo esse parcialmente elevado nas áreas mais húmidas do trajeto ou identificadas como eventual leito de cheia.

O novo caminho terá ainda 887 metros em pavimento permeável, 163 metros para a área de estacionamento no acesso de Nadais e 101 metros de calçada portuguesa.

O programa Norte 2030, aponta um investimento de 569.000 euros e prevê “soluções técnicas de engenharia natural para a estabilização de margens e beneficiação do habitat de espécies ribeirinhas”, que, em torno de salgueiros, freixos e amieiros, se querem mais seguras face ao aumento previsto da presença humana na zona.

Esta intervenção contempla também espaços de estadia e descanso equipados com mobiliário em madeira tratada, pontos de informação ambiental e uma nova zona de estacionamento no Parque de Lazer da Várzea, em Pigeiros.

“Esta nova fase vai permitir requalificar as margens do rio e criar percursos acessíveis que conciliam natureza, bem-estar e inclusão, porque queremos que todos — famílias, crianças, seniores, pessoas com mobilidade reduzida — possam usufruir do rio Uíma em segurança e em harmonia com o meio envolvente”, finaliza Amadeu Albergaria, garantindo que a câmara vai disponibilizar uma brigada própria para garantir a manutenção regular e adequada de todos os passadiços do concelho.