Edit Content
Search
Close this search box.
ALDINO SILVA
Fernando Machado Soares CANCÃO DAS LÁGRIMAS
PROGRAMA
Peça que a Gente Passa
Foto: Feira Viva
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Feira Viva Natação Adaptada bate dez recordes nacionais em Coimbra

Feira Viva Natação Adaptada bate dez recordes nacionais em Coimbra

Cinco atletas da equipa de Santa Maria da Feira estabeleceram novas marcas nacionais no Campeonato Regional de Natação Adaptada, numa prova que ficou também marcada pela estreia de cinco nadadores.

A Feira Viva Natação Adaptada começou a nova época desportiva da melhor forma, ao alcançar dez recordes nacionais em piscina curta no Campeonato Regional de Natação Adaptada, disputado no domingo, em Coimbra. A prestação da equipa de Santa Maria da Feira ficou ainda marcada pela estreia de cinco atletas em representação do clube.

Entre os principais destaques esteve Samuel Duarte, da classe S14, responsável por três novos máximos nacionais. O nadador completou os 400 metros livres em 4.36,50 minutos, os 200 metros costas em 2.33,45 minutos e os 200 metros estilos em 2.31,74 minutos.

Também na classe S14, Rodrigo Patrício estabeleceu um recorde nacional nos 100 metros costas, com o tempo de 1.13,33 minutos. Já Francisco Pinheiro, da classe S7, alcançou uma nova marca nacional nos 50 metros costas, ao terminar a prova em 46,74 segundos.

No setor feminino, Carolina Silva, da classe S3, somou três recordes nacionais. A atleta percorreu os 50 metros livres em 2.06,48 minutos, os 100 metros livres em 4.21,14 minutos e os 50 metros costas em 2.08,53 minutos.

Gabriela Guedes, da classe S5, completou o conjunto de recordes da equipa, com novas marcas nacionais nos 100 metros costas, em 3.21,83 minutos, e nos 100 metros estilos, em 3.26,52 minutos.

Cinco atletas estreiam-se pela equipa

O Campeonato Regional assinalou igualmente a estreia de Paulo Reis, Inês Lima, Inês Neto, Jéssica Noche e Ana Rita Ribeiro com as cores da Feira Viva Natação Adaptada.

Para a treinadora Carla Cardoso, “esta primeira experiência competitiva representou uma etapa importante no percurso dos cinco nadadores, permitindo-lhes ganhar confiança e fortalecer a ligação ao grupo”.

A responsável técnica considera que “a prova constituiu também um primeiro teste ao trabalho desenvolvido no início da temporada, possibilitando avaliar a preparação dos atletas e identificar aspetos a melhorar nos próximos meses. O número de recordes alcançados acabou por superar as expectativas da equipa”.

Preparação para o Mundial DSISO

A participação em Coimbra teve ainda como objetivo avaliar a condição física de Filipa Reis, que vai representar Portugal no Campeonato do Mundo DSISO, agendado para 30 de outubro.

A treinadora mostrou-se satisfeita com a evolução da atleta e confiante na sua preparação para a competição internacional.

A Feira Viva Natação Adaptada entra, assim, na nova temporada com resultados expressivos e ambições renovadas. A equipa masculina chega à época na condição de tricampeã nacional, depois dos títulos conquistados em 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026. No setor feminino, o clube detém igualmente o título nacional referente à época 2025/2026.