Domingo, pelas 09h30, o Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão leva a cabo a terceira edição da iniciativa “Na Rota da Moenda”.
Tendo como ponto de partida a sede da associação, o percurso terá como palco principal os passadiços do rio Uíma, as suas emblemáticas paisagens e os moinhos de água presentes ao longo do caminho, passando pelo Moinho do Casqueira, ainda em pleno funcionamento.
A Ponte da Chã será o local de acolhimento de uma recriação etnográfica, durante a qual, os participantes, poderão degustar de regueifa doce, confecionada por produtores locais.
Durante o percurso, além da tradicional e tentadora caça aos ovos da Páscoa, os participantes serão desafiados a completar um peddy-paper, com questões sobre a Associação, o meio envolvente e a cultura local.
Com a duração de cerca de duas horas, esta promete ser uma experiência para toda a comunidade, de partilha de saberes, sabores e tradições, com espaço para criar memórias e vivências únicas.
Isabel Silva do Rancho Folclórico de S. Tiago de Lobão, lembra que a iniciativa nasceu com a finalidade de mostrar o patrimonio existente ao longo dos passadiços do Uima.
Os mais novos e os mais velhos têm oportunidade de conhecerem a história do patrimonio existente ao longo do percurso, sublinha Isabel Silva.