A última edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria permitiu reduzir de forma significativa o recurso a garrafas de plástico, através de uma estratégia centrada no consumo de água da rede pública.
Ao longo dos dez dias do evento, realizados entre 31 de julho e 9 de agosto, foram consumidos cerca de 25 mil litros de água da rede pública, evitando a utilização estimada de 80 mil garrafas descartáveis.
Para incentivar esta alternativa, foram colocados dez pontos de abastecimento de água em diferentes zonas do centro histórico. Os equipamentos permitiram aos visitantes e participantes encher recipientes reutilizáveis durante o decorrer do evento.
A organização distribuiu ainda mais de mil cantis de alumínio por voluntários, artistas, figurantes, músicos e bailarinos que integraram a programação da Viagem Medieval.
Apesar de terem sido instalados especificamente para o evento, os dez bebedouros permanecem agora disponíveis em vários espaços do concelho, incluindo o Rossio, a Câmara Municipal, a Rua Direita, o Museu Convento dos Lóios, a Quinta do Castelo e a zona de acesso ao Castelo.
A iniciativa resultou de uma parceria entre o Município de Santa Maria da Feira e a Indaqua Feira, tendo como principal objetivo promover alternativas mais sustentáveis ao consumo de água engarrafada e contribuir para a redução dos resíduos plásticos associados ao evento.