Filipe Moreira, professor do ensino superior e investigador, natural de Fiães, Santa Maria da Feira, acaba de ver um trabalho seu selecionado para integrar a competição “Internacional Revelatio Film Festival” que decorrerá entre 11 e 17 de abril, na Estónia e na Bielorrúsia.
“In search of a collective soul” trata-se de um conjunto de fotografias da Beira Alta, que foram tiradas nos últimos anos e que são inspiradas no livro “Portugal – o Sabor da Terra” de José Mattoso, Duarte Belo e Suzanne Daveau.
O trabalho reflete uma tentativa de compreender o que é ser português, passando por lugares emblemáticos que marcaram a história de Portugal e a nossa memória coletiva, sempre sem a presença de humanos, apenas as suas marcas na paisagem, explica Filipe Moreira.
A Beira Alta reflete muito da identidade do que é ser português, refere o autor, lembrando as lutas contra Castela e a afirmação deste território.
O facto de ter sido selecionado para este festival constitui já uma vitória, confessa Filipe Moreira que, partiu sem nenhuma expectativa devido à dimensão do evento, mas, agora, o que vier por acrescimo será sempre muito positivo.
A RCF endereça os parabéns a Filipe Moreira, também ele colaborador desta rádio.