Edit Content
Search
Close this search box.
RCF
Paulo Dávila Como o Sol e a Lua (2024)
PROGRAMA
serviço noturno
Foto: CM Feira
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Biblioteca da Feira vence prémio de boas práticas

Biblioteca da Feira vence prémio de boas práticas

O júri do Prémio Maria José Moura – Boas Práticas Públicas Municipais, na sua 10.ª edição, decidiu atribuir o Prémio de 2023 à candidatura “LEL – Leitura em Linhas”, apresentado pela Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

 Leitura em Linhas (LEL), escolha do júri do Prémio Maria José Moura – Boas Práticas Públicas Municipais, é um projeto materializado numa carrinha adaptada a biblioteca, com um fundo documental permanente e atualizado com cerca de 2500 documentos em vários suportes, com conteúdo adequado ao perfil do potencial utilizador e, sempre que necessário, reforçado com o fundo da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.

Iniciou em maio de 2021 e, desde então, visita quinzenalmente empresas do concelho, disponibilizando literatura, cinema, música, internet e acesso a pagamento de serviços.

O objetivo é criar condições de aproximação dos serviços às reais necessidades da comunidade e a um novo perfil de leitor que usa os serviços da biblioteca.

O júri considerou o projeto pelo seu “valor estratégico”, atendendo à importância e dimensão do tecido industrial e empresarial existente na região, “pretendendo-se maximizar esse potencial para alcançar uma grande franja da população”. Destacou também o facto do serviço itinerante, para além do empréstimo de livros, revistas, DVD e CD, disponibilizar também o acesso à internet e a pagamentos via terminal multibanco.

Considerou ainda o júri que o alargamento da prestação do serviço de biblioteca pública à comunidade contribuiu não só para uma maior qualidade da oferta, como também para uma maior visibilidade das bibliotecas públicas junto das populações/comunidades e dos decisores políticos.

O potencial de replicação deste modelo foi outro dos fatores valorizado pelo júri na apreciação da candidatura, bem como a qualidade na elaboração da mesma.

O prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para a melhoria da qualidade dos serviços da Biblioteca Municipal.

O “Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais” foi instituído pela Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2014, para premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas. Pretende-se com a atribuição deste prémio, e mediante a partilha e divulgação de boas práticas, contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas.