Edit Content
Search
Close this search box.
RCF
Afonso Dubraz Metade De Nós
PROGRAMA
O descanso dos Heróis
Foto: DR
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Encontro de Cantadores de Janeiras e de Reis recria tradições ancestrais na Feira

Encontro de Cantadores de Janeiras e de Reis recria tradições ancestrais na Feira

A Associação Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira promove, no próximo domingo, o XX Encontro de Grupos de Cantadores de Janeiras e de Reis, uma iniciativa integrada na programação oficial da Festa das Fogaceiras que pretende preservar e dar a conhecer tradições populares ligadas ao ciclo natalício.

O encontro vai contar com a participação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila (Baixo Mondego, Coimbra), da Associação Etnográfica Os Serranos (Belazaima do Chão, Águeda), do Rancho Regional de Fânzeres (Gondomar) e do Grupo Folclórico de Bustelo (Penafiel), além do grupo anfitrião.

A receção aos grupos está marcada para as 11h30, na Junta da União de Freguesias, seguindo-se a sessão de boas-vindas. O almoço decorrerá pelas 13h, na Escola EB 2/3 Fernando Pessoa, num momento de convívio entre participantes.

Em declarações à Rádio Clube da Feira, o presidente da associação organizadora, Alberto Gilde, explica que este encontro é uma recriação fiel de costumes antigos, em que grupos de homens percorriam as aldeias para cantar as janeiras e os reis, entre o final de dezembro e o início de janeiro.

“Era uma tradição em que os grupos iam bater à porta de certos lavradores para desejar boas festas e, em troca, recebiam alimentos ou bebidas, que depois partilhavam em convívio durante a madrugada”, recorda.

Segundo Alberto Gilde, o evento procura manter esse espírito comunitário, recriando não só os cantares, mas também o ambiente social da época. “O espetáculo decorre num cenário que representa uma casa de lavradores, onde as famílias recebem os cantadores, tal como acontecia antigamente”.

A diversidade dos grupos convidados é, para o dirigente, um dos pontos fortes da iniciativa. “Convidamos grupos de diferentes regiões para mostrar como estas tradições se viviam de forma distinta de terra para terra. Isso torna o espetáculo mais rico e interessante para o público”, sublinha.

O responsável recorda ainda que a iniciativa nasceu nos anos 80, inicialmente com atuações porta a porta, mas que, com o passar do tempo, evoluiu para um encontro público. A atual associação assumiu a organização do evento há cerca de 20 anos, garantindo a sua continuidade com o apoio da Câmara Municipal, nomeadamente através da cedência de espaços.

Apesar do sucesso cultural, Alberto Gilde alerta para as dificuldades financeiras associadas à realização do encontro. “Os custos com transportes são cada vez mais elevados. No último ano, gastámos mais de quatro mil euros só nessa rubrica, e as nossas receitas são muito limitadas”, refere, defendendo a necessidade de maior apoio para assegurar a continuidade destas tradições.

O XX Encontro de Grupos de Cantadores de Janeiras e de Reis promete, assim, ser mais um momento de celebração da cultura popular e da identidade local, juntando tradição, música e convívio no coração da Feira.