O compromisso e o trabalho das eco-escolas voltou a ser distinguido no maior evento de educação ambiental do país, reunindo mais de 3500 crianças, jovens, professores e autarcas de norte a sul de Portugal.
O Dia das Bandeiras Verdes 2024 – realizado na passada sexta-feira, 10 de outubro, em Torres Novas – reconheceu o esforço e a dedicação de 14 escolas do concelho, no âmbito do Programa Eco-Escolas, em prol do mesmo objetivo: promover a sustentabilidade!
Na manhã repleta de atividades – com a Eco-Mostra, onde os jovens puderam participar em diversas atividades e jogos interativos – e de celebrações, onde foram premiados cerca de 22 projetos e concursos, além de distinções como Eco-Agrupamento, Escola-Madrinha e Município Parceiro.
Durante a tarde, as Eco-Escolas subiram ao palco para receber a sua Bandeira Eco-Escolas, reafirmando o seu compromisso com a educação para o desenvolvimento sustentável e o excelente trabalho realizado em 2023/24.
As escolas do Concelho de Santa Maria da Feira galardoadas foram:
Escola Básica António Alves Amorim, Lourosa;
Escola Básica de Argoncilhe;
Escola Básica de Cimo de Aldeia – Pigeiros;
Escola Básica e Secundária Coelho e Castro;
Escola Básica e Secundária de Arrifana;
Escola Básica Fernando Pessoa;
Escola Básica Corga de Lobão;
Escola Básica de Canedo;
Escola Básica de Milheirós de Poiares;
Escola Básica Igreja – Milheirós de Poiares;
Escola S/3 de Santa Maria da Feira;
Jardim de Infância de Manhouce, Arrifana;
Jardim de Infância de Santo António – Escapães;
Escola Básica do Bairro, Arrifana.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), presente em 82 países, que incentiva a participação ativa das crianças e jovens em decisões relacionadas com a sustentabilidade, com foco em temas como Geodiversidade, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.