Edit Content
Search
Close this search box.
RCF
Tina Cousins Killin' Time 99
PROGRAMA
RCF Dance
Foto: C.M. Feira
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Imaginarius recebe alunos de escolas de circo mundiais

Imaginarius recebe alunos de escolas de circo mundiais

O festival Imaginarius vai integrar na programação oficial de 2026 projetos artísticos de alunos ou recém-formados em escolas de circo mundiais que integram a FEDEC – Rede Internacional para a Educação Profissional em Circo, ao abrigo de uma parceria que integra uma chamada internacional, cujas candidaturas se encontram abertas até 17 de novembro.  

Esta chamada aberta internacional permite selecionar até seis espetáculos originais (solos, duos, trios ou quartetos), que serão apresentados no âmbito da programação oficial do Imaginarius 2026, todos associados à temática da 25ª edição do festival: “25 anos – O Corpo”. Esta participação inclui um período de residência de uma semana em Santa Maria da Feira, entre 13 e 20 de maio, e a atuação durante o festival, nos dias 21, 22 e 23 de maio.

Os artistas ou grupos selecionados comprometem-se ainda a promover workshops com a comunidade local ou a participar em atividades de mediação cultural, para além do envolvimento na programação do festival direcionada para profissionais. Por sua vez, o Imaginarius suporta o alojamento e alimentação dos artistas, para além de uma bolsa de apoio.

 Na avaliação das candidaturas, o júri, composto por elementos do Imaginarius e da FEDEC, terá em conta a criatividade, a originalidade, a qualidade artística, a relação com o tema do festival e a adaptabilidade ao palco, bem como as necessidades técnicas das propostas apresentadas. Os resultados serão anunciados em meados de dezembro.

 A FEDEC é uma rede internacional criada para apoiar, desenvolver e promover a educação e formação profissional na área do circo em todo o mundo, reunindo escolas, centros de formação e educadores com o propósito de fomentar a colaboração, a partilha de conhecimento e a inovação no campo das artes circenses contemporâneas.

 Alicerçada em projetos colaborativos e de investigação, em encontros artísticos e no diálogo contínuo entre parceiros, a FEDEC tem contribuído para a capacitação de educadores e estudantes, garantindo que a formação circense responde aos desafios artísticos, culturais e sociais da atualidade, para além do reconhecimento do circo como forma de arte e profissão.

 Através desta parceria do Imaginarius com a FEDEC, o festival aproxima-se e liga-se às tendências internacionais do circo contemporâneo, abrindo espaço para a experimentação, o intercâmbio e a renovação artística, apoiando simultaneamente a nova geração de criadores que vão moldar o futuro da performance contemporânea.