Edit Content
Search
Close this search box.
ALDINO SILVA
Linda de Suza Uma moça chorava
PROGRAMA
Peça que a Gente Passa
Foto: C.M. Feira
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Museu do Papel assinala 25 anos com programação especial em Paços de Brandão

Museu do Papel assinala 25 anos com programação especial em Paços de Brandão

O Museu do Papel prepara uma programação especial para celebrar 25 anos de atividade, com uma iniciativa que pretende aproximar o público da história da indústria papeleira e, ao mesmo tempo, promover o contacto com diferentes formas de expressão artística.

A Semana Aberta, que decorre entre 17 e 31 de outubro, reúne cinema documental, visitas orientadas, exposições, música e atividades dirigidas à comunidade escolar.

O programa arranca no dia 17 de outubro, com a exibição de Uma Vida a Reciclar Papel, documentário realizado por Eric Parijs, em 2000, na antiga Fábrica de Papel dos Irmãos Terra, em S. Miguel de Souto. A sessão, marcada para as 15h00, contará com a presença do realizador e permitirá recordar o quotidiano e os conhecimentos associados à atividade papeleira. O filme dispõe de legendagem em mais de 30 idiomas e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Uma hora depois, será possível conhecer melhor o espaço através de uma visita orientada ao Museu, acompanhada de tradução simultânea em LGP e de uma demonstração de produção artesanal de papel.

A programação prossegue a 25 de outubro, com a abertura da exposição de gravura The Moment / Fragment Paths, da artista Mami Higuchi. O mesmo dia contará ainda com o espetáculo musical Oneness, protagonizado por Yuki Rodrigues e artistas convidados portugueses e japoneses. A atuação combina diferentes instrumentos, incluindo piano, violino, wadaiko e flauta transversal, além de declamação bilingue por Diogo Divagações.

No dia seguinte, 26 de outubro, o Museu assinala oficialmente o aniversário com uma iniciativa dirigida às escolas de Paços de Brandão. A mascote da instituição, Forminhas, irá percorrer quatro estabelecimentos de ensino — Jardim de Infância da Portela, EB1 da Póvoa, EB1 da Igreja e EB2,3 de Paços de Brandão — para envolver os alunos na criação de uma instalação coletiva com papel reciclado.

Os trabalhos produzidos pelas crianças integrarão posteriormente uma “Cápsula dos 25 anos”, que ficará guardada até 2051, ano em que será assinalado o meio século de existência do Museu.

O encerramento da Semana Aberta acontece a 31 de outubro, com a apresentação da segunda edição do livro A Indústria do Papel em Paços de Brandão e Terras de Santa Maria, da autoria de Maria José Ferreira dos Santos, antiga diretora e atual consultora científica do Museu. A sessão está marcada para as 17h00 e inclui também uma visita orientada.

Todas as atividades têm entrada gratuita, embora seja necessária inscrição prévia, estando a participação condicionada à lotação disponível.