Edit Content
Search
Close this search box.
RCF
Afonsinhos do Condado Leva-me Contigo
PROGRAMA
Serviço Nocturno
Novo Cartão de Cidadão – Por Celso Marino
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Novo Cartão de Cidadão – Nova Imagem e Tecnologia Contactless

Novo Cartão de Cidadão – Nova Imagem e Tecnologia Contactless

Novo Cartão de Cidadão com Tecnologia Contactless: O Futuro da Identificação em Portugal

Desde o dia 11 de junho, Portugal começou a emitir o novo Cartão de Cidadão com tecnologia contactless. Vamos explorar as mudanças e as melhorias tecnológicas que este novo cartão nos traz.

O que é a Tecnologia Contactless?

A tecnologia contactless utiliza a comunicação por rádio frequência RFID, permitindo a transferência de dados entre um dispositivo e um leitor, sem a necessidade de contato físico. Muitos já conhecem esta tecnologia, amplamente utilizada em cartões de débito, crédito, transportes públicos e agora, no nosso Cartão de Cidadão.

Design Moderno e Funcionalidades Avançadas

Desenvolvido pelo designer português Henrique Cayatte, o novo cartão exibe motivos e padrões inspirados na calçada portuguesa, incluindo o famoso “mar largo”. Além de um design mais moderno, a fotografia no cartão agora é maior, facilitando a identificação do titular. O nome “Identity Card” aparece na frente, juntamente com a bandeira da União Europeia e as siglas PT, reforçando a identidade nacional e europeia deste documento.

Inovações Tecnológicas

Uma das inovações mais significativas é o chip de dupla interface, que inclui tecnologia contactless. Este chip contém aplicações de identificação, viagem e verificação biométrica, alinhando-se com as normas de segurança estabelecidas pelo Regulamento Europeu e pela Organização Internacional da Aviação Civil.

Funcionalidade Contactless

A funcionalidade contactless, obrigatória pelo regulamento europeu, permitirá uma validação segura dos dados biométricos e biográficos, tornando o Cartão de Cidadão um documento de viagem aceite em toda a União Europeia e no espaço Schengen. A nova tecnologia facilita também o uso do cartão em serviços eletrónicos, como a autenticação e a assinatura digital.

Segurança Reforçada

O novo modelo apresenta várias camadas de proteção anti-cópia, incluindo elementos que mudam de cor conforme o ângulo de visualização e detalhes visíveis apenas sob luz ultravioleta. O acesso aos dados do chip contactless requer a introdução de um número CAN (Card Access Number) seguido do PIN do cartão, garantindo que a leitura só possa ser feita com a autorização expressa do titular.

Continuidade dos Modelos Anteriores

Os cartões de cidadão do modelo anterior continuam ativos até ao fim da sua validade. No entanto, os cidadãos podem solicitar a substituição do cartão em casos como perda, furto, alteração de dados ou necessidade de emitir novos certificados digitais.

Futuro Promissor

O novo Cartão de Cidadão promete facilitar ainda mais a vida dos portugueses com as suas funcionalidades avançadas. No futuro, espera-se que o cartão possa ser usado como título de transporte, para check-ins e em processos de autenticação multifator, evitando a utilização de outros cartões e concentrando as informações em um único documento.

Para incentivar o desenvolvimento de serviços que aproveitem essas novas funcionalidades, já está disponível um kit de software (SDK) no GitHub para entidades públicas e privadas.

Conclusão

O novo Cartão de Cidadão português traz uma série de melhorias que modernizam o documento, aumentam a segurança e oferecem maior conveniência para todos os cidadãos.

Para mais informações sobre este tema e outros assuntos relacionados à tecnologia, visitem o website celsomarino.pt. Se tiverem questões ou sugestões, não hesitem em contactar-me através do formulário de contacto disponível no site.