Com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e qualificar as Micro e PME da região Norte para as vantagens da implementação de um modelo de negócio digital, o projeto Acelerar o Norte continua a percorrer as 8 sub-regiões do Norte do país com o Roadshow de Capacitação para qualificar as empresas aderentes ao projeto.
No próximo dia 26 de novembro, através da Aceleradora de Comércio Digital Porto Foz e em parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários e o apoio local da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o Acelerar o Norte vai estar em Santa Maria da Feira.
Dirigido aos empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, o objetivo do Roadshow de Capacitação do Norte é promover, gratuitamente, workshops sobre diversas temáticas para qualificar as empresas (gestores e colaboradores) aderentes ao projeto sobre ferramentas, boas práticas e estratégias de marketing digital.
Desde o Alto Minho, passando pelo Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa e terminando no Douro e Terras de Trás-os-Montes, o Acelerar o Norte tem percorrido toda a região com o Roadshow para a Digitalização do Norte, para apresentar o projeto à comunidade empresarial local, e com o Roadshow de Capacitação do Norte, a promover workshops sobre diversas temáticas para qualificar as empresas aderentes ao projeto.
Depois da abertura da sessão que será feita por Iria Magalhães, Gestora de Transição Digital da Aceleradora de Comércio Digital Porto Foz, segue-se o Workshop “Vender na Internet” com o palestrante Tiago Macedo, especialista na área digital que falará também de como “ vender através de redes sociais (Facebook e Instagram), “criar a sua primeira loja online”, e “adesão a marketplaces locais, nacionais e internacionais”.
Para complementar os workshops, em breve, o projeto Acelerar o Norte irá criar a Academia Digital, uma plataforma online de aprendizagem (de acesso gratuito), com conteúdos na área do digital.
Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, o objetivo “é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital”, estimando-se que o projecto “chegue a mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos”, lê-se num comunicado do Gabinete de Imprensa Acelerar o Norte.
Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.
Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.
O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital.