Edit Content
Search
Close this search box.
RCF
Carolina de Deus Seria Estúpido Ligar-te
PROGRAMA
Emissão de Continuidade
Foto: C.M.Feira
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Simulacro de incêndio no museu do papel

Simulacro de incêndio no museu do papel

Testar e aprimorar a capacidade de resposta dos equipamentos de segurança contra incêndios, assim como a operacionalidade dos procedimentos de evacuação e atuação em caso de incêndio foram os objetivos do simulacro realizado no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão.
A iniciativa contou com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários da Feira, da GNR Lamas, de colaboradores do Museu do Papel e de um grupo de utentes do Centro Social de Paços de Brandão, reforçando assim a importância da colaboração e cooperação entre diferentes instituições em caso de emergência.
A natureza do simulacro foi de um cenário simulado de incêndio, com início num dos escritórios da zona administrativa do Museu do Papel, e que resultou na evacuação completa de todos os visitantes e colaboradores do edifício. Em seguida, foi realizada a ordenação e contagem dos grupos no ponto de encontro, de forma a garantir a segurança de todos.
O simulacro envolveu ainda a prestação de primeiros socorros a uma vítima que se queimou durante a primeira intervenção e, também, de cuidados a um visitante que sofreu uma crise de ansiedade, ressaltando assim a importância da preparação para lidar não apenas com o incêndio em si, mas também com as possíveis consequências para a saúde das pessoas envolvidas.
No exercício foi ainda possível treinar as comunicações entre os diferentes agentes de proteção civil e a equipe de segurança do Museu do Papel, essencial para coordenar as ações de resposta em situações de emergência.
Durante o briefing do exercício, foi avaliado o desempenho dos intervenientes. As situações identificadas durante o exercício de simulacro foram debatidas e foram apresentadas sugestões de melhoria para aperfeiçoar a capacidade de reação, de resposta, em caso de incêndio real.