A 30.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria terminou com um balanço considerado muito positivo pela organização, destacando-se o impacto económico no concelho, a projeção nacional do território, a qualidade da programação e o forte envolvimento da comunidade.
Ao longo da edição comemorativa, o evento voltou a afirmar-se como uma das principais recriações históricas medievais realizadas em Portugal, atraindo milhares de visitantes e contribuindo para dinamizar setores como o comércio, a restauração e outras atividades económicas locais.
O presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, considera que os 30 anos da iniciativa representam “uma história de trabalho conjunto entre o Município, a empresa municipal Feira Viva e a Federação das Coletividades”. O autarca sublinha que “esta colaboração foi determinante para transformar a Viagem Medieval numa referência nacional e europeia no âmbito das recriações históricas”.
A programação artística foi outro dos pontos fortes desta edição. Entre os momentos que mais público mobilizaram estiveram O Discurso do Rei e os espetáculos de grande formato Honra e Destino e Afonso Henriques – O Rei Antes do Reino. Também as diferentes áreas temáticas registaram uma elevada procura, com vários espaços a atingir a lotação máxima em diferentes dias.
Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da Feira Viva, salienta “a diversidade e a força da programação apresentada”. Segundo o responsável, a edição comemorativa conseguiu atrair milhares de pessoas, “mantendo a identidade do evento e, simultaneamente, introduzindo novas experiências para o público”.
O envolvimento da comunidade voltou igualmente a assumir um papel central. Associações, escolas, voluntários e restantes participantes contribuíram para a realização do evento, numa demonstração da capacidade de mobilização do movimento associativo do concelho.
A adesão dos próprios feirenses foi também visível fora do recinto, nomeadamente através da decoração de habitações e estabelecimentos comerciais com elementos alusivos à Viagem Medieval, contribuindo para criar um ambiente de época em diferentes pontos da cidade.
Amadeu Albergaria considera que “esta edição confirmou a capacidade de Santa Maria da Feira para acolher eventos de grande dimensão e transformá-los numa oportunidade de valorização e promoção do território”.
Joaquim Tavares, presidente da Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho de Santa Maria da Feira, destaca, por sua vez, “o papel desempenhado pelas associações locais”. Para o dirigente, a 30.ª edição voltou “a demonstrar a capacidade do movimento associativo feirense para mobilizar pessoas, colaborar na organização e contribuir para o sucesso de uma iniciativa com esta dimensão”.
Com três décadas de história, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria encerra assim mais uma edição reforçando o seu estatuto como um dos grandes eventos culturais e turísticos do concelho e como uma importante montra de Santa Maria da Feira a nível nacional.