Os vereadores do partido socialista de Santa Maria da Feira solicitaram, na última reunião de câmara, que o executivo intervenha junto da comissão fabriqueira da Igreja Matriz de Santa Maria da Feira para ajudar a solucionar “graves problemas de infiltração” na torre sul.
Márcio Correia relatou que, “chove em algumas salas de catequese” e, tratando-se de um Monumento de Interesse Público, é necessário traçar um plano para resolver este problema
Na reunião de câmara, Amadeu Albergaria lembrou que a gestão do equipamento é da responsabilidade da comissão fabriqueira, mas adiantou que o município está disponível para “ajudar no que for preciso”.
Também o vereador da cultura, Gil Ferreira, saiu em defesa do município dizendo que “à semelhança de outros processos, o que se pretende é que haja uma sinalização por parte da entidade que tutela o património, para que possa ser objeto de financiamento a partir dos programas operacionais, como o Portugal 2030, e para que todos possam assumir a responsabilidade, que serão repartidas. Todos desejamos a valorização e preservação do nosso património cultural”, concluiu.
Márcio Correia prosseguiu dizendo que, a partir do momento que a câmara tem conhecimento “e, esse já existe há muito tempo”, deveria efectuar um relatório e propor medidas de intervenção, não percebendo a lentidão do executivo.