Edit Content
Search
Close this search box.
RCF
Lúcia Moniz O meu coração não tem côr (festival 1996)
PROGRAMA
Festival da Canção
Foto: C.M. Feira
Rádio Clube da Feira

Rádio Clube da Feira

Dupla Portuguesa vence Mais Imaginarius

Dupla Portuguesa vence Mais Imaginarius

A performance multidisciplinar ConCorda, das portuguesas Catarina Gameiro e Mariana Frazão, venceu a competição Mais Imaginarius, seção do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira que abre espaço a artistas emergentes de todo o mundo, através de um concurso de criações artísticas para o espaço público.

Selecionada por um júri internacional entre 19 projetos de nove países em competição, a performance desta dupla de intérpretes portuguesas foi premiada com a oportunidade de realização de uma criação artística em residência em Santa Maria da Feira, com estreia garantida na programação principal do Imaginarius de 2025, para além de um valor monetário de 5 mil euros destinados a apoiar o novo projeto.

Na base desta escolha esteve a pontuação atribuída por Aleksandar Caric, diretor artístico do Uličnih Svirača, festival internacional de música de rua em Novi Sad, Sérvia; Mara Pávula, diretora do circo nacional da Letônia, Rigas Cirks; Maria Capell, técnica de programação do festival internacional FiraTàrrega, Espanha; Jean-Marc Broqua, diretor de relações internacionais da La Grainerie – Fabrique des Arts du Cirque et de L’Itenérance, França; e João Paulo Santos, artista circense português, especialista do mastro chinês e fundador da companhia artística O Último Momento.

Apresentada durante o festival Imaginarius’24, na Rua Descobrimentos e Arquivo Municipal, a performance ConCorda é um cruzamento de dança, teatro físico e manipulação de objetos.

Mariana Frazão é a criadora e uma das intérpretes desta performance, a par de Catarina Gameiro, que iniciou a sua jornada artística no Chapitô, explorando a fusão do corpo e da arte.

Natural de Lisboa, Catarina Gameiro estudou clown, teatro físico, storytelling, cenografia e iluminação, apresentando-se em palcos internacionais. Em 2018, fundou a companhia Circo Teatro Bandada em Porto Rico e, em 2022, liderou a Your Animation Team do Chapitô no Pestana Porto Santo, integrando ainda elencos da Companhia PIA e Circo Matemático.

Mariana Frazão iniciou o seu percurso artístico no Curso de Interpretação e Animação Circenses. Especializou-se em manipulação de objetos e malabarismo, apostando na partilha e fusão de diferentes linguagens. Participa em variados projetos de cariz artístico, cultural e social e já frequentou o Curso de Dança com a Comunidade. Atualmente, integra o elenco de “Coreto (Con)vida” de Cláudia Nóvoa, bem como Circo Matemático e projeto Pulsar – Companhia do Corpo.

Refira-se que, todos os anos, a seção Mais Imaginarius reúne candidaturas de artistas e coletivos de todo o mundo, que apresentam centenas de projetos de diversas disciplinas artísticas e cruzamentos com comprovada qualidade, facto revelador de uma grande vontade de ocuparem o espaço público de Santa Maria da Feira durante o festival Imaginarius.

Nas próximas edições do Mais Imaginarius serão valorizadas as abordagens inovadoras, o cruzamento de disciplinas, a integração das tecnologias e a participação das comunidades.

A 24ª edição do festival vai realizar-se entre 22 e 25 de maio de 2025, centrada no tema “Progresso”.