O percurso artístico do marionetista feirense Rui Sousa vai ficar registado em livro. A obra, intitulada “Rui Sousa – A vida em metade inteira nas marionetas”, desenvolvida pelo Município de Santa Maria da Feira, será apresentada este sábado, às 17h00, na Blackbox do ICC – Imaginárius Centro de Criação.
Ao longo de 25 anos de carreira, Rui Sousa construiu um trajeto singular no universo das marionetas, desde as primeiras experiências com figuras de papel e espuma até à criação de espetáculos com marionetas de fios, marionetas gigantes e à reinvenção do tradicional Teatro Dom Roberto. Todo esse percurso está agora reunido num livro de carácter biográfico que retrata a evolução artística do marionetista.
Rui Sousa mostra-se orgulhoso pela iniciativa da autarquia, considerando a publicação um reconhecimento do seu trabalho. “É um registo da metade da minha vida, mas uma metade inteira dedicada às marionetas”, afirma, sublinhando o “grande mimo” que o município quis fazer para assinalar os seus 25 anos ligados a esta arte.
No livro está plasmada a evolução da marioneta desde o início da carreira de Rui Sousa até à atualidade. A obra reúne textos e imagens que documentam as diferentes fases do seu percurso artístico. “É um registo evolutivo e biográfico, onde está patente toda a evolução, desde as primeiras marionetas que construí até às mais recentes criações”, explica o marionetista, que destaca ainda a importância de revisitar os seus primeiros trabalhos através de fotografias e arquivos preservados pelo município.
O livro poderá reforçar a ligação de Rui Sousa aos mais novos, em especial ao público escolar. Para o artista, a publicação assume também um papel pedagógico, aproximando as novas gerações do teatro de marionetas. “Os mais novos e as escolas poderão encontrar aqui uma oportunidade para se ligarem ainda mais a esta arte e compreenderem este percurso”, refere, lembrando a importância do contacto das crianças com as marionetas “enquanto meio de aprendizagem e de expressão artística”.
A apresentação de “Rui Sousa – A vida em metade inteira nas marionetas” marca simbolicamente 25 anos de dedicação de Rui Sousa ao teatro de marionetas e reforça a aposta do Município de Santa Maria da Feira na valorização da criação artística e cultural do concelho.