Camila Boaventura (Brasil), Nina Maia (África do Sul), Mafalda Bento (Portugal) e Camila Pinho (Venezuela) são os rostos da nova imagem promocional da Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade religiosa de Santa Maria da Feira. Cada uma das quatro meninas foi fotografada no seu país com elementos identitários, para dar vida a um cartaz que homenageia as Fogaceiras no Mundo, respeitando a diversidade das comunidades portuguesas que recriam esta festa secular além-fronteiras.
“O cartaz das Fogaceiras é um olhar emocionado do amor das gentes da Feira à sua terra mãe, o espírito feirense espalhado pelo mundo, a saudade transmitida às crianças, uma mensagem de paz mundial”, sublinha o presidente da câmara municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria.
Separadas por milhares de quilómetros e um imenso oceano, estas quatro fogaceiras estão unidas por uma tradição secular, celebrada anualmente em Santa Maria da Feira a 20 de janeiro, feriado municipal, e recriada há várias décadas no Rio de Janeiro, Caracas e Pretória pelas comunidades portuguesas do Brasil, Venezuela e África do Sul.
É a primeira vez que o Município de Santa Maria da Feira envolve a diáspora portuguesa na criação do cartaz da Festa das Fogaceiras. O trabalho foi desenvolvido em estúdios de fotografia nos quatro países, num trabalho de equipa inédito, realizado pelos fotógrafos Maria Capazario (Pretória), Jorgemar Braga (Rio de Janeiro), Humberto Barbosa (Santa Maria da Feira) e Victor Peneda (Caracas), respeitando especificidades técnicas comuns e evidenciando elementos identitários das tradições locais.
Camila Boaventura tem 9 anos e reside no Rio de Janeiro, Brasil. No cartaz das Fogaceiras apresenta-se com um vestido branco fresco, adequado aos países quentes, e transporta a miniatura em prata do Castelo da Feira que, em 1959, rumou ao Brasil com um punhado de terra da Praça de Armas do ex-líbris feirense no seu interior. Todos os anos, esta réplica do castelo é transportada por uma menina na Festa das Fogaceiras do Brasil, recriada desde 1954 pela Casa da Vila da Feira e Terra de Santa Maria no Rio de Janeiro.
Nina Maia, 10 anos, reside em Pretória, África do Sul. Foi fotografada com uma faixa com o nome da sede do concelho de Santa Maria da Feira (intencionalmente, mantém a designação Vila da Feira) e a fogaça ao ombro com a bandeira de Portugal, tradicionalmente transportada pelas crianças no cortejo da Festa das Fogaceiras, recriada desde 1986 pela Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória.
Mafalda Bento, 10 anos, é a menina feirense que representa Portugal. A sua imagem evidencia o traje de fogaceira adotado em Santa Maria da Feira, ajustado ao típico frio de janeiro, incluindo o casaco de lã tricotado por voluntárias do projeto comunitário Ponto Fogaça, bem como a fogaça à cabeça, enfeitada com bandeiras coloridas de papel de prata, transportada no tabuleiro de madeira, como manda a tradição na festividade feirense.
Camila Pinho tem 9 anos e vive em Caracas, Venezuela. Também ela se apresenta com um vestido fresco e uma briosa réplica da fogaça e das bandeiras, muito semelhantes às utilizadas na Festa das Fogaceiras de Santa Maria da Feira, bem como o tabuleiro enfeitado com as cores da bandeira de Portugal, transportado por meninas na festividade da Venezuela, recriada desde o ano 2000 pela Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira, em Caracas.
O novo cartaz é o ponto de partida para um conjunto mais alargado de ações de envolvimento da diáspora portuguesa na Festa das Fogaceiras de 2025, que celebra o reencontro em Santa Maria da Feira, 20 anos depois, das três associações que recriam esta festividade além-fronteiras.
O conceito do cartaz, a operacionalização de todo o processo e o design da nova imagem promocional são da responsabilidade da Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.