“Para os cristãos de todo o mundo, este é momento alto do calendário anual do qual derivam outras festas, pois é a Páscoa de Jesus que dá sentido à Páscoa que a Igreja celebra”, começa por dizer o padre César Costa, presidente do Grupo Gólgota, coordenador da Semana Santa de Santa Maria da Feira.
Um dos momentos da recriação ‘Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém’, nos jardins do Museu Convento dos Loios, dá forma à imagem oficial da Semana Santa – Santa Maria da Feira 2024 que já se iniciou na Quarta-feira de Cinzas estendendo-se até 07 de abril.
Para este ano estão reservadas algumas novidades, numa programação que assenta muito nas vertentes religiosa, cultural e turística, explica o Padre César Costa.
Este evento tem um significado especial para a comunidade mesmo para os não crentes, sublinha o responsável do Golgota.
Peregrinar pelas Igrejas e Capelas da Cidade de Santa Maria da Feira; Procissão dos Passos; Apresentação do Livro “A Semana Santa de Santa Maria da Feira”; Recriação Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém – ‘na cidade humana’; Recriação Última Ceia, Getsémani e Sinédrio; Ecce Homo Procissão das Endoenças; Celebração da Paixão do Senhor; Recriação Via Sacra; Visita Pascal – Compasso, são momentos que se repetem intervalados por concertos e Showcooking Semana Santa.